quarta-feira, 8 de abril de 2009

Slumdog Millionaire


Gostaria de começar por perguntar porque é que, para português, a tradução ficou "Quem quer ser bilionário?" - se o próprio e famosíssimo programa era "Quem quer ser milionário?"

O filme ganhou diversas categorias nos Óscares e nos Globos de Ouro, parece-me que muitos ficaram decepcionados com o filme e, outros encantados. Decepcionados porque um filme tão aclamado, tão promissor, pode não ter respondido a todas as expectativas. Também porque ganhou todos aqueles prémios - Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Banda Sonora... - e havia quem tivesse outros filmes por seus favoritos. Eu pertenço à categoria dos que ficaram encantados. Ouvi falar pouco do filme, antes, algo como "Um filme indiano que vai concorrer aos Óscares". Peguei nele, vi-o depois de assistir ao trailer que transmite muito bem as emoções e o próprio percurso temporal do filme, e deixei-me maravilhar pelos cenários, as personagens, as maldades, a beleza daquelas crianças, aquilo que, tantas vezes, se confunde com espontaneidade.

A história é quase um conto de fadas, apenas não adequado a crianças menores de, vá, doze anos. Crianças são aprisionadas para irem pedir dinheiro nas ruas e enriquecerem outrem, este outrem é suficientemente ambicioso e monstruoso para magoar estas crianças, para as tornar dignas de pena e, portanto, mais rentáveis. Latika e Jamal conhecem-se desde pequenos, desde que as suas famílias são massacradas e passam a partilhar o mesmo destino. Também aqui, se sucedem cenas magníficas da pureza infantil num processo de conhecimento mútuo - há até a chuva, sempre poética.

Reencontram-se algumas vezes, sempre em situações difíceis, tornadas pior pelas mãos do irmão de Jamal. É então que, o simples rapaz que distribui chá num call center decide participar no Quem Quer Ser Milionário? para poder recuperar a mulher da sua vida. A cada pergunta que lhe fazem, surge o seu passado a mostrar-lhe a resposta. Surge a descrença do apresentador e a aclamação do público - porque advogados, médicos, académicos - todos falharam, nenhum chegou ao topo.

D: É o destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário