terça-feira, 24 de março de 2009

Gran Torino


Clint Eastwood conquistou-me com "Million Dollar Baby" e "Mystic River". Quando vi o "Changeling", já não duvidava que o filme seria óptimo e, com as mesmas expectativas elevadas, assisti a Gran Torino a apreciar, a cada momento, a complexidade da personagem principal, Walt Kowalski, patente nos seus ideais conservadores. Clint Eastwood é conhecido por compôr personagens "anti-heróicas", no entanto, a sua preocupação e as suas convicções fazem dele um herói ou, pelo menos, um homem muito mais nobre do que os que o rodeiam no filme, e agora sim, falo estritamente de "Gran Torino". Walt Kowalski é um homem difícil: participou na guerra da Coreia, sabe o significado da vida e da morte e tem as mãos manchadas de sangue. A partir daqui, é compreensível que as vivências dos seus filhos e netos lhe pareçam medíocres e isentas de significado, convicção, ideais. O filho consideram-no um rezingão e a nora não espera mais do que a sua morte, para poder reconher a sua herança. Tratam-no como um incapaz. Entretanto, os vizinhos do lado exaltam a sua cultura oriental com princípios de retribuição, partilha, agradecimento, de tal forma que às tantas o próprio Walt (ele mesmo polaco e que começou por desaprovar a evolução que o seu bairro estava a tomar com a vinda doss hmong) diz algo como "Tenho muito mais em comum com esta gente do que com o meu próprio sangue", o que explica que ele não era impossível de agradar: ele simplesmente valorizava pessoas de princípios e raízes tradicionais, que não se percam na vulgaridade do actual e que demonstrem interesse genuínio uns nos outros. Aborda, tal como "Million Dollar Baby", a questão da crença religiosa através de um homem que despreza a igreja como instituição intermediária entre o Homem e Deus.

O final do filme granjeia-lhe um lugar de destaque no mundo do espectador cinematográfico: como poderiamos esquecê-lo? Esperemos apenas que Eastwood ainda fique muitos anos por cá, para criar mais obras-primas como as que nos presenteou até aqui.

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